Muitas pessoas não gostam de trabalhar uniformizadas, outras acham prático. Algumas têm orgulho do uniforme, enquanto outras têm vergonha. Afinal, qual é a real importância da utilização dos uniformes?
“Tornamo-nos o homem do uniforme que usamos” já dizia Napoleão Bonaparte. A primeira função básica do uniforme é para identificar aquele profissional como parte de uma equipe ou empresa. Nos lugares públicos, por exemplo, quando precisamos de ajuda ou informação, nossos olhos buscam por um uniformizado. O uniforme ajuda a identificar funções ou profissões.
Nunca pensamos nos uniformes como um importante código de comunicação. Quando encontramos um profissional uniformizado, sabemos o que faz, onde trabalha e isso nos dá uma credibilidade, em relação a esta pessoa, quase que instantânea. O uniforme é visto, não só pelos empresários, mas também por seus clientes, como uma forma de comunicação, um diferencial responsável pela identificação de uma empresa. O uniforme transformou-se em um cartão de visitas. Para muitos clientes é sinônimo de confiança e até de higiene, em alguns segmentos de mercado.
A uniformização, além de oferecer boa comunicação e identificação, também traz outros benefícios: segurança em situações de risco, conforto, autoestima dos funcionários e boa impressão do público externo em relação à imagem da empresa. Mostra também que seu usuário foi treinado pela empresa para aquela função, o que agrega ao profissional a identificação de um expert no assunto, ou melhor, na função.