Tipos mais comuns de malha para camiseta
Malha cardada
Tecida inteiramente com fios de algodão, oferece um toque agradável e conforto por permitir a troca de calor. O fio cardado possui fibras mais curtas, e por isso tem maior propensão à formação de bolinhas (pilling) e irregularidades (neps). Geralmente, a espessura do fio varia entre 24.1, 26.1 e 28.1. É comumente utilizada em camisetas de uniformes, eventos, cursos universitários e brindes. Retém mais suor e é mais fresca em dias quentes.
Malha penteada
Também tecida inteiramente em fios de algodão, oferece melhor aparência em relação à cardada, maior maciez e conforto. Por passar por um sistema penteado, tem as fibras curtas e impurezas (como cascas) retiradas, tornando o tecido mais limpo e resistente.
Por causa da retirada de fibras, a perda de algodão é maior, o que acarreta no encarecimento do processo. Usualmente, a espessura do fio é de 30.1. É usada para camisetas em linhas especiais e tem um custo mais elevado.
Por ser inteiramente feita em algodão, também retém mais suor e são mais confortáveis em dias quentes.
Malha fria
Composta com cerca de 67% de poliéster e 33% de viscose, a malha fria, ou PV, não desbota, tem grande durabilidade e encolhe pouco. Geralmente, a espessura do fio é de 30.1. É macia e ótima para uniformes, sendo mais agradáveis em clima frio, retendo pouco suor. Possui toque acetinado, não amassa e tem tendência menor ao pilling. Não é indicada para quem possui alergias.
Polo tradicional, ou piquet PA
Tecida em algodão e poliéster em uma relação de 50:50, é largamente utilizada em uniformes e eventos. Tem uma boa durabilidade, boa aparência e encolhe pouco.